Amamentação

Mamadas noturnas, até quando?

Enquanto for necessário para o bebê, ele pode mamar de dia e à noite, em livre demanda. Com o tempo, mesmo antes da introdução dos outros alimentos, o que deve ser feito apenas após o sexto mês, a livre demanda se ajusta às suas necessidades e a oferta sempre dos dois seios em cada mamada começa a adquirir um ritmo mais regular, espaçando as mamadas noturnas. Durante as consultas com o pediatra, essa orientação pode ser adequada para cada caso individual, pois envolve outros fatores familiares (Sociedade Brasileira de Pediatria).
Lembrando que cada bebê é diferente, tem aquela que dorme a noite toda, e outros que acordam mais vezes.
Tem os que só dormem no peito, provavelmente já acostumou com o barulhinho da sucção e quer o acalento da mamãe.
É difícil saber a idade na qual o bebê vai deixar de pedir mama durante a noite, pois cada um tem as suas necessidades alimentares e de sono. Por exemplo, alguns bebês deixam de mamar durante a noite quando tem apenas 6 semanas. No entanto, a grande maioria não o faz até os 3 meses de idade. Há também os bebês que necessitam de alguns meses para abandonar a mamada da noite.
Uma dica para evitar o despertar da madrugada, porque está com fome é, estipular o horário da última mamada, acordar o bebê para alimentá-lo antes do soninho profundo. Por exemplo, ás 22hr, acorde o bebê antes dele despertar sozinho, coloque o neném no seio até encher a barriguinha (em torno de 10minutos em cada seio), após coloque no berço com tranquilidade. O objetivo é tornar o sono do bebê a noite mais tranquilo e abrir seu apetite durante o dia.
Com o tempo é normal esses despertares noturnos irem diminuindo e a necessidade por seio materno também.
Caso o bebê continue acordando de madrugada, procure entender se é fome mesmo, ou apenas acorda por falta dos estímulos, ele associa o ato de dormir com a sucção da chupeta, do seio, ou mamadeira.
Ofereça o seio materno quando perceber que é fome.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *